Osteomielite
O que é Osteomielite?
A Osteomielite é uma infecção óssea geralmente causada por bactérias, micobactérias ou fungos. Essas bactérias podem infectar o osso através de fraturas expostas, durante a cirurgia de prótese de quadril ou joelho, ou através de objetos contaminados que perfuram o osso.
Quais os sintomas da osteomielite?
É possível que, em até 2 anos após a operação, o paciente comece a apresentar dores localizadas, constantes e não relacionadas a movimentos. Essas dores começam de uma hora para outra e podem se agravar com o tempo. Entretanto, existem os pacientes que logo após o processo cirúrgico já começam a sentir dores com essas características.
Outro sinal de Osteomielite é a presença de inflamações, como a região avermelhada e inchada. As fístulas, aquelas feridas que não cicatrizam, onde costuma vazar algum tipo de líquido ou pus, é um sinal preciso de infecção.
Qual o tratamento para osteomielite crônica?
O pilar do tratamento da Osteomielite é a cirurgia, pois é necessário tirar o osso que está morto, a prótese contaminada, uma haste, uma placa. A bactéria, quando gruda nessas estruturas, no osso e no metal, cria um biofilme, uma espécie de placa bacteriana, que não é penetrada nem pelas defesas do organismo humano, nem por antibióticos.
Os antibióticos servem para somar e ajudar a melhorar o resultado da cirurgia, tratando resquícios de bactérias que ficaram na corrente sanguínea, evitando que o processo se reinicie. Para resolver casos de infecção óssea, o paciente precisa de uma cirurgia que resolva totalmente o problema, e deve ser feita o mais rápido possível, para evitar uma progressão da doença.