As cirurgias de prótese de joelho e quadril são indicadas quando todas as medidas foram tentadas – remédios, fisioterapia, infiltrações e bloqueios – e não obtiveram sucesso.
Nesses casos, as orientações para esses procedimentos cirúrgicos incluem algumas etapas: pré-operatório, cirurgia, internação, pós-operatório (reabilitação) e, não menos importante, consultas periódicas de revisão.
Pré-operatório
Diagnóstico por meio de avaliações clínicas com o cirurgião especialista em prótese de quadril e/ou joelho, exames de imagem e laboratoriais, e avaliações de outros especialistas.
Cirurgia
O paciente e seu acompanhante serão recebidas no setor de internação e alta do hospital, conforme orientações que serão enviadas na véspera. Após os trâmites burocráticos, será encaminhado ao centro cirúrgico.
Internação
A internação será pelo menor tempo possível até que o paciente tenha condições clínicas para receber a alta. Orientações finais serão dadas a ele e seu acompanhante.
Pós-operatório
Em algum momento, dentro dos primeiros 15 dias de pós-operatório, há o primeiro retorno. É necessário seguir orientações e manter o cirurgião informado de tudo e qualquer coisa que possa acontecer ou que precise.
Consultas de revisão
As consultas de revisão devem ser feitas periodicamente, através dos exames é possível certificar que está tudo bem. Além de identificar possíveis problemas e evitar um maior sofrimento e incapacidade.
O cirurgião especialista em quadril e/ou joelho deve acompanhar todas as etapas e conduzir o paciente para que ele fique mais tranquilo e tire todas as suas dúvidas.