Como identificar e Tratar Infecções Ósseas

Muitas pessoas já me perguntaram: “Doutor, como é possível perceber uma infecção para iniciar o tratamento o mais cedo possível? Vou explicar aqui pra você!

Normalmente, as infecções ósseas surgem em pacientes que foram submetidos à cirurgias ortopédicas e, em geral, podem aparecer em até 2 anos após a operação. Para identificar esse problema, existem  dois casos em que o paciente pode sofrer. Deixa eu te contar quais são…

Primeiramente, é possível que o paciente comece a apresentar dores localizadas, constantes e não relacionadas à movimentos. Essas dores começam de uma hora para outra e podem se agravar com o tempo. Entretanto, existem os pacientes que logo após o processo cirúrgico já começam a sentir dores com essas características.

Outras características que o paciente possui são sinais da presença de inflamações, como a região avermelhada e inchada. E existe algum sinal que indica uma infecção com 100% de certeza? SIM! As fístulas, aquelas feridas que não cicatrizam, local onde costuma vazar algum tipo de líquido ou pus. Nesse caso o seu médico irá pedir alguns exames, para que de fato, o problema seja identificado. E quanto  aos exames recomendados para diagnosticar esse problema, doutor?

Seu ortopedista, provavelmente, pedirá exames de sangue, como o hemograma, VHS e o PCR. Estes exames podem indicar com clareza a presença ou não de uma infecção. Lógico, que existem outros meios para se verificar uma possível infecção, onde os exames de imagem também são utilizados.

Já no tratamento, nós, médicos, fazemos o desbridamento do local, que pode ser resumido em uma limpeza profunda, que demanda muita técnica e treinamento por parte do cirurgião. Agora, quero deixar uma coisa bem clara para você.

Não  existe outra forma de acabar com uma infecção que não seja a realização de uma cirurgia para a remoção de todos os tecidos mortos/infectados. Em alguns casos, pode ser que boa parte da região necessite ser removida, mas claro que haverá todo um processo de reconstrução da região, para que a sua recuperação seja com grande sucesso.

Restou alguma dúvida sobre a identificação e tratamento de infecções ortopédicas? Me fala aqui nos comentários que eu te respondo!

Este post tem um comentário

  1. Aline

    Olá, vi um post do Doutor no Instagram sobre Osteomielite, e cheguei até aqui, meu pai foi diagnosticado faz poucos dias, Osteomielite crônica, pois tem uma ulcera varicosa alguns anos já na região do tornozelo… minha dúvida seria no caso da cirurgia para a limpeza e demais procedimentos, poderia realizar a reconstrução com pinos etc…. (caso seja necessário), na mesma cirurgia, ou é uma coisa de cada vez?

Deixe uma resposta

You are currently viewing Como identificar e Tratar Infecções Ósseas