Blog

INFECÇÃO PÓS-OPERATÓRIA

Caso Rodrigo Caio – zagueiro do Flamengo

Nos últimos dias foi divulgado que o zagueiro do Flamengo está internado para tratar uma inflamação em um caso dos pontos da artroscopia combinada no joelho. Entenda alguns pontos relacionados a infecções pós-operatórias:

QUALQUER PESSOA PODE TER INFECÇÃO PÓS-OPERATÓRIA

Independentemente de profissão e classe social, como podem existir em quaisquer procedimentos cirúrgicos e jamais podem ser subestimadas. Muitos fatores relacionados a infecção, como condições clínicas do paciente, técnica, pré-operatório completo – com todos os exames e estimativas bem feitas, pós-operatório onde o paciente segue todos como especialistas podem estar, além de um cirurgião experiente no tipo da cirurgia. 
TRATAMENTO SÓ COM ANTIBIÓTICO NÃO RESOLVE O PROBLEMA

O Rodrigo Caio foi internado e optaram pelo tratamento por antibióticos de forma venosa. No entanto, apenas os medicamentos não fizeram efeito para tratar uma infecção. Os antibióticos servem para somar e ajudam a melhorar o resultado da cirurgia. Para resolver casos de infecção, o paciente precisa de uma cirurgia que resolve totalmente o problema.

O TRATAMENTO DEVE SER FEITO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA EVITAR A PROGRESSÃO DA DOENÇA

No início é mais fácil de tratar, pois o estrago que uma bactéria causa aumentar conforme o tempo passa. No caso do jogador, o tratamento adequado evitará o fim da sua carreira no futebol. 

Minha orientação é que ao apresentar sintomas como inchaço, vermelhidão, calor local, o paciente procure um especialista. Além disso, mantenha as consultas de revisão e os testes em dia.