Uma das principais queixas de dores nos joelhos é a condromalácia patelar. A patela é o ossinho que fica na frente do joelho. E a cartilagem da patela é a mais grossa do corpo humano. Ela leva uma sobrecarga muito grande porque é a responsável por absorver impacto quando o joelho está dobrado. E as mulheres são as que mais sentem dor. Sabe por que?

Leia também: “Não consigo mais sentar direito e manco muito. O que está acontecendo comigo?”

São dois motivos: a musculatura e a constituição óssea. As mulheres normalmente têm a musculatura mais fraca que a dos homens, o que acaba aumentando a sobrecarga em cima do joelho. É comum também, entre elas, alterações anatômicas do encaixe da patela no fêmur. Esse encaixe tende a não ser perfeito com mais frequência nas mulheres do que nos homens.

Leia também: Obesidade. Entenda o impacto do seu peso na qualidade dos seus joelhos

Por isso, é importante que as mulheres reforcem os exercícios para fortalecimento dos músculos da coxa, principalmente, o vasto medial, que é um dos componentes do quadríceps e está na parte de dentro do joelho. Também é fundamental que redobrem os alongamentos para que a articulação do joelho trabalhe corretamente.

ASSISTA AO VÍDEO