Concedi uma entrevista para o programa Fator de Risco, na Rádio Câmara, que é uma excelente fonte de informação sobre artrose nos joelhos e no quadril. Durante a conversa com o jornalista Humberto Martins, expliquei os fatores que podem desencadear o surgimento da doença e quais medidas podem ser tomadas para reduzir o incômodo. Aperte o play e ouça a entrevista completa abaixo:

Leia também: Você não precisa envelhecer para colocar prótese de quadril

A artrose é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege os ossos numa articulação, ocasionando fricção e inflamação local. Dores intensas e perda de mobilidade estão entre os sintomas do problema. Os tratamentos incluem exercícios físicos, aplicação de ácido hialurônico e, em casos mais extremos, cirurgia para colocação de prótese. Se você sofre com dores no quadril, assista a este vídeo

Leia também: “Não consigo mais sentar direito e manco muito. O que está acontecendo comigo?”

Esclareço que a cirurgia de prótese só é indicada quando nenhum outro tratamento conservador surtiu efeito. O procedimento é considerado um dos melhores da história da medicina e deve seguir quatro etapas para garantir a segurança do paciente. São elas: 

  1. Preparação adequada, 
  2. Prevenção de infecções, 
  3. Execução precisa 
  4. Pós-operatório cuidadoso.

Leia também: Artrose de joelho: conheça os sintomas e formas de tratamento; vídeo

Ver essa foto no Instagram

 

ESTÁGIOS DA ARTROSE DE JOELHO . A artrose é um desgaste da cartilagem que reveste as articulações. São vários fatores que causam o problema e o seu principal sintoma é dor. . Nas fotos deste post, mostre os quatro estágios da artrose de joelho. No início, o uso de anti-inflamatórios resolve a dor, mas é preciso fortalecer o quadríceps – o músculo da frente da coxa – considerado a ‘alma’ do joelho. . Importante, também, são os alongamentos. É preciso manter a musculatura alongada para que a articulação funcione bem. . Atualmente, a aplicação do ácido hialurônico é tida como umas das principais alternativas de tratamento. Ele muda a consistência do líquido que tem no joelho e tira a inflamação. Além disso, tem vantagem de um efeito prolongado. . Você sofre de artrose ou tem algum familiar com o problema? Tire duas dúvidas nos comentários ou no direct. Se quiser ler mais sobre o assunto, acesse o meu site: mariosoares.com.br. #drmariosoares #artrose #joelho #ortopedia #dor #brasilia

Uma publicação compartilhada por Dr. Mário Soares Jr. (@drmariosoares) em

Quando essas etapas são bem conduzidas, o resultado é muito satisfatório para o paciente e muitos atingem a qualidade de vida desejada. Tenha uma vida sem dores. Procure seu especialista em prótese de quadril.