A artrose é um desgaste da cartilagem que reveste as articulações. São vários fatores que causam o problema, mas o mais comum é o envelhecimento. Cerca de 80 a 90 por cento das pessoas com mais de quarenta anos apresentam algum sinal da doença.

O principal sintoma da artrose é a dor, e a articulação do joelho é uma das mais afetadas porque sustenta todo o peso do corpo. A artrose é um processo inflamatório que, em estágio avançado, causa deformidades.

A doença, uma vez que começa, não para, mas é possível retardar o avanço e até interromper a progressão e ter uma melhora muito boa dos sintomas. Nos casos mais graves, a pessoa sente dor até dormindo.

O tratamento vai depender do estágio em que se encontra o paciente. No início, o uso de anti-inflamatórios resolve a dor, mas é preciso fortalecer o quadríceps – o músculo da frente da coxa – considerado a ‘alma’ do joelho. Importante, também, são os alongamentos. É preciso manter a musculatura alongada para que a articulação funcione bem.

Leia também: Sua prótese provoca dor? Entenda o que pode estar acontecendo 

A aplicação do ácido hialurônico, atualmente, é tida como umas das principais alternativas de tratamento. Ele muda a consistência do líquido que tem no joelho e tira a inflamação. Além disso, tem vantagem de um efeito prolongado.

A recomendação é fazer a aplicação uma vez por ano. É um procedimento simples. A medicação já vem pronta e a injeção é dada pelo próprio médico, no consultório.